sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nova Serrana tem o maior orquidário de Minas Gerais

Tairone Fernando de Andrade, já cultiva orquídeas há treze anos. Só que de uns anos pra cá ele abraçou a causa para valer. O orquidófilo (nome que se dá a esse tipo de especialista) está à frente hoje do maior orquidário de Minas Gerais: em Nova Serrana. E não é exagero: segundo o próprio Tairone, que viaja e conhece diversos orquidários pelo Brasil afora, a informação é pra valer. O espaço onde funciona o Orquidário Ceres tem 300 metros quadrados de área, e quando ficar pronto o berçário de orquídeas, bromélias e outras plantas ornamentais exóticas, ao fundo da loja atual, serão 1.700 metros quadrados de área. O que pode bem transformá-la em uma das maiores do país.
A disposição de Tairone com as plantas surgiu há anos, quando o orquidófilo ainda trabalhava com bonsai. No entanto, era hobby e não dava dinheiro. Mesmo assim, ele diz que trabalhar com plantas é uma espécie de vício: a dedicação é tanta, que o conhecimento vem automaticamente. As pessoas começam a perguntar e se interessar. E querem ter alguma das plantas cultivadas. Daí para se profissionalizar é um pulo, segundo Tairone.
A atividade como trabalho começa quando as pessoas passam a procurar. A gente começa a ver que é possível encarar a coisa como um comércio. "E ter a chance de profissionalizar naquilo que temos já como hobby é muito bom, pois fazemos as coisas com prazer", conta o dono do Orquidário Ceres.
Tairone conta que sempre foi autodidata e que não há curso que seja capaz de ensinar tanto quanto a experiência adquirida com a experimentação. "Aprendi mais assim do que se eventualmente fosse procurar fora, em algum curso. É errando que a gente aprende a fazer certo. A gente erra muito e depois passa a acertar: e aí acerta bastante também", brinca.
Depois que parou de trabalhar com bonsai Tairone ficou um tempo parado. Isso porque bonsai é mais arte do que comércio. No entanto, quando resolveu cultivar orquídeas e encarar isso como profissão, voltou também a mexer comercialmente com as pequenas árvores japonesas.
Segundo o profissional, em Nova Serrana têm pelo menos quinze orquidófilos. Mas comercializando as plantas, apenas ele.
Questionado sobre a procura pelas flores existente na cidade, Tairone diz que é muita, mas que sua principal clientela (pelo menos 70%) é composta de pessoas em trânsito pela BR 262. E estas, conta, é que fazem a propaganda boca a boca.
"Quando se faz as coisas com carinho e dedicação e respeito ao cliente, o resultado é verdadeiro. As pessoas entram e veem a qualidade, quantidade de plantas à disposição, o bom atendimento e orientação e ficam satisfeitas. As pessoas veem que é possível ter uma bela planta em casa. Acabam voltando e gostam muito do que têm como resultado", comemora o orquidófilo.
"As pessoas dão de cara com esse monte de planta e ficam doidas. Além disso, eu dou muita consultoria". Ele diz que o grande diferencial do orquidário Ceres é que não se trata apenas de uma venda, já que as pessoas saem de lá sabendo tudo sobre o cultivo das orquídeas. Elas têm orientação e podem contar com consultoria e manutenção das plantas.
O Ceres disponibiliza orquídeas em muda, planta florida e para colecionador, que são as exóticas. E há opções (em termos de preço) para todos os públicos e gostos. Os preços variam entre 25 e 100 reais, que são as floridas. Mas Tairone diz que existem orquídeas de até 10 mil reais.
"Além disso é importante dizer que orquídeas são uma excelente presente", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário